Histórico

Cercomp: histórico

        O Centro de Processamento de Dados, o CPD, nasceu na Escola de Engenharia no ano de 1974 , devido ao empenho de alguns professores na aquisição de um computador que inicialmente tinha por finalidade auxiliar os alunos do curso de Engenharia nos projetos e cálculos. Pouco a pouco sua função foi sendo ampliada para atender a administração da Universidade inicialmente com a Folha de Pagamento, Vestibular e outros.

        Na década de 80, com a criação do curso de Ciências da Computação, instalado no IMF (Instituto de Matemática e Física), o CPD foi ampliado em seu quadro de funcionários e transferido para o Campus II no prédio do IMF-I. Com esta ampliação, o órgão passou a atender a parte acadêmica como laboratório de vários cursos e também ampliou-se o apoio à administração com o desenvolvimento, implantação, operação e manutenção dos Sistemas de Folha de Pagamento, Controle de Material e Patrimônio, Controle Acadêmico da Graduação e Controle de Processos, chegando nesta época a ter um quadro de cerca de 40 funcionários.

        No meio da década de 90, a Folha de Pagamento passou ao SIAPE, e na virada do milênio, nossa plataforma de dados mudou do Banco de Dados IDS-2(ABC- Bull) , para o ORACLE. Com a criação de outros órgãos afins como UFGNET, CEMEQ e com o processo de terceirização de mão de obra foram criados outros CPD´s em diversos órgãos, cada um responsável por resolver seus problemas individualmente. Nesta mesma época notamos um esvaziamento de nosso quadro de pessoal, com aposentadoria de alguns e a saída ou transferência de outros servidores. Hoje nosso quadro de pessoal está reduzido a seis pessoas do corpo técnico e mais um secretário que divide sua função entre secretário do CPD e funcionário do setor de Cadastro do DP.

        A partir de 1998 o CPD foi transformado em CIT – Centro de Informação e Teleprocessamento. Em 2006, com o advento do atual Reitorado, o CIT passa por uma transformação inclusive com alteração também do nome passando a se chamar Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP, englobando nessa mudança os servidores que trabalhavam na rede da UFG, a UFGNet, com a visão de agregar os recursos computacionais sob uma mesma gerência, na busca de uma otimização do trabalho (fluxo, rendimento, qualidade e satisfação do usuário), contando desde esse primeiro momento com uma nova estrutura (ver Menu Estrutura neste sítio).